terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMO MANIPULAR TABELAS NO WRITER ( BrOFFICE )


Hoje vou começar a postar uma série de dicas de como usar a Suite para Escritório LibreOffice ou BrOffice. Pra começar, vamos aprender a INSERIR UMA TABELA e MANIPULAR SEUS DADOS no WRITER. Primeiro vamos inserir uma TABELA. Clique no MENU TABELA, localize a opção INSERIR depois clique em TABELA;


Na janela que abriu, coloque um nome de sua preferência na tabela e determine o número de linhas e colunas. Se desejar que a tabela tenha título marque a opção TÍTULO e REPETIR TÍTULO. Clique em OK.


Insira os dados na TABELA. E se desejar colocar uma AUTO FORMATAÇÃO, selecione a TABELA, clique no MENU TABELA e clique na opção AUTOFORMATAÇÃO.




Escolha um estilo e clique em OK.


Agora alinhe os dados de sua TABELA como desejar através dos botões de formatação.


 
Vamos agora aprender a converter o tipo de dados. Nesse exemplo a coluna PREÇOS será convertida para o formato numérico. Selecione os valores que vão ser convertidos. Clique com o BOTÃO DIREITO em cima da seleção e clique opção FORMATO NÚMERICO.




 
Na janela que abriu, escolha a opção MOEDAS, marque a opção NÚMEROS NEGATIVOS EM VERMELHO se for necessário e Clique em OK.


 Os valores da tabela está no formato moeda.