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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SOMANDO DADOS NUMA TABELA DO WRITER (BrOffice)


Coloque o cursor no campo correspondente da TABELA que você quer que fique o resultado. Clique no MENU TABELAS e depois em FÓRMULAS. Note que surgiu uma BARRA DE FERRAMENTAS para inserção das FÓRMULAS.
 Clique no botão FÓRMULAS e escolha SOMA.

Selecione os valores da coluna.
Após soltar o botão do mouse, não se preocupe se a marca de seleção não ficar visível, o importante é a marcação pra fórmula dos valores.Clique no botão APLICAR
 
  
Se o resultado não estiver como moeda é só mudar a propriedade numérica do valor.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMO MANIPULAR TABELAS NO WRITER ( BrOFFICE )


Hoje vou começar a postar uma série de dicas de como usar a Suite para Escritório LibreOffice ou BrOffice. Pra começar, vamos aprender a INSERIR UMA TABELA e MANIPULAR SEUS DADOS no WRITER. Primeiro vamos inserir uma TABELA. Clique no MENU TABELA, localize a opção INSERIR depois clique em TABELA;


Na janela que abriu, coloque um nome de sua preferência na tabela e determine o número de linhas e colunas. Se desejar que a tabela tenha título marque a opção TÍTULO e REPETIR TÍTULO. Clique em OK.


Insira os dados na TABELA. E se desejar colocar uma AUTO FORMATAÇÃO, selecione a TABELA, clique no MENU TABELA e clique na opção AUTOFORMATAÇÃO.




Escolha um estilo e clique em OK.


Agora alinhe os dados de sua TABELA como desejar através dos botões de formatação.


 
Vamos agora aprender a converter o tipo de dados. Nesse exemplo a coluna PREÇOS será convertida para o formato numérico. Selecione os valores que vão ser convertidos. Clique com o BOTÃO DIREITO em cima da seleção e clique opção FORMATO NÚMERICO.




 
Na janela que abriu, escolha a opção MOEDAS, marque a opção NÚMEROS NEGATIVOS EM VERMELHO se for necessário e Clique em OK.


 Os valores da tabela está no formato moeda. 


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COMO SALVAR E RECUPERAR AUTOMATICAMENTE UM DOCUMENTO NO WORD

Hoje vou ensinar como configurar no WORD um recurso indispensável para quem não tem o hábito de salvar as alterações no momento em que digita um documento no WORD
Com o programa aberto, clique no BOTÃO DE INÍCIO do WORD, localize a opção OPÇÕES DO WORD;

 
Clique na opção SALVAR. Localize a opção SALVAR INFORMAÇÕES DE AUTORECUPERAÇÃO, marque essa opção


Agora determine o intervalo de tempo em minutos para que o WORD salve o documento. Clique em OK.


Pronto, o WORD fará sempre uma cópia do documento a partir do intervalo que foi determinado, e o mesmo será recuperado ao iniciar o programa novamente.

Outra dica é que nessa mesma janela de configuração, você pode determinar em que versão o WORD irá salvar os documentos, por padrão é do tipo .docx.




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

COMO JUNTAR VÁRIOS ARQUIVOS DE VÍDEOS EM UM SÓ

Nesse trutorial vou ensinar a juntar (fusão) vídeos usando Format Factory. Nesse exemplo usarei dois vídeos, podendo ser feito com um número maior tranquilamente. Primeiro baixe o programa FormatFactory (donwload aqui). Instale o programa e e dê dois cliques no ícone na Área de Trabalho. Localize a opção AVANÇADO na parte inferior do lado esquerdo do programa.


Agora clique na opção FUSÃO DE VÍDEO;


Na janela que se abriu vamos determinar a extensão do vídeo de saída. Dentre várias opções escolha a de sua preferência ou necessidade, nesse exemplo usaremos AVI;


Agora clique na opção ADICIONAR ARQUIVOS. Localize os arquivos que você deseja para realização da fusão;


Com os arquivos inseridos clique em OK.


Clique no BOTÃO INICIAR e aguarde a conclusão da FUSÃO.



O arquivo resultante da FUSÃO foi salvo na pasta "FFOutput" localizada em DOCUMENTOS. Verifique se correu tudo bem com o processo.

Obs: Para esse exemplo utilizei dois arquivo com 25MB cada um. Realizei testes com arquivos maiores e funcionou perfeitamente.