domingo, 12 de dezembro de 2010

DEIXE SEU COMPUTADOR MAIS RÁPIDO E ENXUTO

Vou ensinar uma forma simples de solucionar a questão da lentidão e os travamentos do sistema. Muitos dizem que computador lento é aquele que possui pouca memória, o que não é uma mentira, porém existem outros fatores que fazem com que isso aconteça. Programas específicos de limpezas e correções de erros  contribuem para um bom funcionamento da máquina. O programa que utilizo e é bastante eficiente é o CCleaner. A dica é utilizar ele pelo menos a cada 15 dias ou quando algum desses sintomas aparecerem.

Baixe o CCleanner e instale na sua máquina;
Agora abra o programa;

O primeiro passo é verificar os possíveis erros no Registro do Windows. Esses erros podem ser causados por uma instalação ou desinstalação de um programa mal sucedida, DLLs, etc. Click no ícone REGISTRO no lado esquerdo da tela. Agora, click em PROCURAR ERROS
 
O programa começa a procurar por erros no Windows. Note que ao final de 100% na busca,  o CCleaner mostra a natureza de cada erro. Em seguida click no botão CORRIGIR ERRO(S) SELECIONADO(S). O programa irá perguntar se deseja fazer uma cópia das alterações que serão feitas no Registro. Normalmente não costumo salvar uma cópia.


Você pode optar em fazer a correção dos erros um de cada vez ou corrigir todos de uma só vez. A depender da quantidade de erros é aconselhável corrigir todos de uma vez.

 
Pronto, todos os erros foram corrigidos. Click em fechar.


 Agora vamos fazer uma limpeza geral no computador. Essa limpeza consiste em excluir arquivos da lixeira, arquivos temporários, histórico da internet, dentre outros.
Click no ícone LIMPEZA e depois no botão ANALIZAR.

 
Quando a analise estiver completa click no botão EXECUTAR LIMPEZA. Uma caixa de diálogo pedirá uma confirmação, click OK.
 Pronto. O sistema ganhou mais agilidade e mais espaço no HD.